quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Conheça Sabeer Bhatia um dos co-fundadores do Hotmail!

O homem nesta fotografia não precisa de introdução, o gigante de TI nascido na Índia, o co-fundador do Hotmail (um dos maiores provedores de e-mail do mundo com mais de 369 milhões de usuários cadastrados). Sabeer Bhatia também é conhecida por seus outros empreendimentos comerciais e associações.

Sabeer Bhatia nasceu em 30 de dezembro de 1969 em Chandigarh. Ele veio de um fundo de classe média. Seu pai era um oficial do exército e sua mãe trabalhava para o Banco Central da Índia. Sabeer Bhatia teve sua escolaridade anterior na Escola Bishop Cotton em Pune e depois no St. Joseph's College em Bangalore.

Depois de sair da escola, entrei no Birla Institute of Technology (BITS) em Pilani. Em Pilani, ele estava qualificado para tentar transferir bolsa de estudo para a Cal Tech, considerada a bolsa de estudos mais competitiva do mundo. Sabeer Bhatia foi o único candidato no mundo em 1988 a obter um índice de aprovação de 62.


Após sua graduação da Caltech, Sabeer Bhatia foi à Universidade de Stanford em 1989 para prosseguir com o Sr. M. em Engenharia Elétrica. Em Stanford, Sabeer Bhatia trabalhou no 'Ultra Low Power VLSI Design'.

Eventualmente, durante sua estada em Stanford, Sabeer Bhatia se inspirou em empreendedores como Steve Jobs e Scott McNealy e decidiu se tornar um ele mesmo. Ele teria perseguido um Ph.D. Depois de seus mestres, Sabeer Bhatia decidiu se juntar à Apple em 1991.

Ele trabalhou por um curto período na Apple, e depois se juntou a uma empresa inicial chamada 'Firepower Systems Inc', onde passou dois anos com sucesso. Em 1994, Sabeer Bhatia começou a trabalhar em idéias inovadoras na Internet e iniciou uma equipe em associação com Jack Smith, um colega da Apple Computer, Inc. Ambos surgiram o conceito de uma base de dados baseada na Web intitulada 'Javasoft'.

Nascimento da Faísca

Um dia Smith chamou Bhatia com uma noção intrigante. "Por que não adicionar e-mail para Javasoft" foi sua ideia. Foi um pequeno salto com consequências revolucionárias para o e-mail de qualquer computador, em qualquer lugar do planeta.


Esta era uma coisa rara, uma idéia tão simples, tão óbvia; Era difícil acreditar que ele não tivesse pensado nisso antes. Bhatia viu o potencial e pânico que alguém roubaria a idéia. Eu me sentei a noite toda escrevendo o plano de negócios. Em seguida, eles anotaram todas as variações de correio - Speedmail, Hypermail, Supermail. O Hotmail fez todo o sentido: incluiu as letras "html" - a linguagem de programação usada para escrever páginas da web. As coisas começaram a se mover em uma nova direção.

Nasceu uma marca. Bhatia tinha US $ 6.000 em sua gatinha. Era hora de encontrar investidores. Dirija hoje pelo San Francisco e todos os outros panfletos promovem alguma empresa da Internet. Quatro anos foram muito difíceis para Bhatia.

Poucas pessoas acreditavam que a rede era real. Eles achavam que era uma moda, como o rádio CB. Quando chegou aos escritórios dos capitalistas de risco, Draper Fisher Jurvetson, 19 portas haviam batido atrás dele. Steve Jurvetson e seus colegas rapidamente viram o potencial e colocaram US $ 300.000 como investimento.

Bhatia e Smith esticaram todo o dinheiro que tinham, o dia do lançamento foi 4 de julho de 1996. Ao final do ano, eles estavam saudando seu milionésimo cliente. Quando a Microsoft veio comprar a marca, 12 meses depois, eles assinaram quase 10 milhões de usuários. Mas o que valeu 10 milhões de assinantes? A Microsoft ofereceu US $ 106 milhões.

Bhatia consultou seus investidores. Doug Carlisle, cuja firma Menlo Ventures tinha bombeado US $ 1 milhão para o Hotmail, adivinhou US $ 200 milhões. Bhatia o repreendeu por dar a estimativa mais baixa e brincou que ele poderia aguentar um bilhão. Carlisle prometeu que, se Bhatia ganhasse US $ 200 milhões, erguera uma estátua de bronze de tamanho real no vestíbulo de Menlo Ventures. As negociações continuaram.

Bhatia não sabia como vender uma empresa. Mas ele não sabia como comprar cebolas. Eu sou um indiano, ele é bom na negociação. Eles chegaram em baixa com US $ 160 milhões e, em seguida, a Bhatia chegou em US $ 700 milhões.

Bhatia não se mudaria e os representantes da Microsoft continuavam a sair. E gritando e jurando insultos. Mas a equipe do Hotmail havia sido avisada das táticas da Microsoft. "Era como um disco sendo jogado", diz Jurvetson, "o que achamos muito engraçado. Isso lhes deu uma sensação de força".

Bhatia sempre teve fé no produto

Bhatia voltou e disse à Microsoft: "Se essa é a marca que construímos em um ano e meio, imagine o que será em 20 anos. O Hotmail será maior que o McDonald's". A Microsoft ficou convencida com suas palavras.

Com US $ 200 milhões, Doug Carlisle começou a procurar um escultor, como prometeu. Com US $ 350 milhões, os investidores da Hotmail concordaram em vender. Bhatia voltou à mesa, sozinha, e mais uma vez disse: "Não." O contrato foi assinado em 30 de dezembro de 1997, o 29º aniversário da Bhatia. O preço: cerca de três milhões de ações da Microsoft - no valor de US $ 400 milhões no momento e duas vezes agora. O acordo estava pronto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário