quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Fantástica carreira Sabeer Bhatia, criador do hotmail!

Sabeer Bhatia, um engenheiro nascido na Índia, criou a história no mundo de alta tecnologia com seu maior empreendimento - o Hotmail. Junto com Jack Smith, a Bhatia criou o Hotmail, um serviço de e-mail na web que atraiu clientes de todo o mundo.

O efeito desse projeto foi tão forte que a Microsoft, o gigante do software, decidiu possuí-lo e comprou o Hotmail por um enorme $ 700 milhões. Este acordo mudou a vida de Sabeer Bhatia e tornou-o um dos empreendedores multi-milionários populares no mapa global. Isso também lhe trouxe honras e reconhecimentos de organizações e revistas notáveis ​​em todo o mundo. Após o Hotmail, a Bhatia desenvolveu a popular empresa online chamada Arzoo.com. No entanto, ele falhou após a explosão de bolhas Dotcom.

No entanto, ele voltou a lançar o site anos mais tarde para corresponder à crescente demanda da empresa de viagens. Algumas das outras criações notáveis ​​de Sabeer Bhatia são Live-Documetns.com, Blogeverywhere.com e Sabsebolo.com. Com o acordo do hotmail, Sabeer Bhatia tornou-se o herói do Vale do Silício e ainda está dominando a glória. Hoje, Sabeer Bhatia é um ídolo para todos os índios que desejam torná-lo grande no Vale do Silício.

Vida pregressa de Sabeer Bhatia

Bhatia nasceu em 30 de dezembro de 1968, em Chandigarh, para uma família hindu Punjabi. Seu pai, Baldev Bhatia, era um oficial do exército indiano e depois se juntou ao Ministério da Defesa da Índia. Sua mãe, Daman Bhatia, era uma diretora sênior do Banco Central da Índia. Sabeer Bhatia completou a escola de St. Joseph's Boys High School em Bangalore.


Desde sua infância, Bhatia estava inclinada a ciência e tecnologia, e decidiu fazer sua formatura no mesmo campo. Em 1986, Bhatia ingressou no Birla Institute of Technology and Science (BITS) em Pilani para realizar seu sonho. No entanto, dois anos depois, mudou-se para o Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech). Em 1989, depois de completar sua graduação da Caltech, Bhatia se juntou à Universidade de Stanford para prosseguir com a M.S. em Engenharia Elétrica.

Os anos passados ​​na Universidade de Stanford o ajudaram muito na construção de qualidades empresariais. Inspirado por grandes empresários, como Scott McNealy e Steve Jobs, ele decidiu seguir o exemplo. Depois de completar o Sr. M., ele escolheu trabalhar na Apple em vez de fazer mais estudos.

Carreira Sabeer Bhatia

Depois de trabalhar com a Apple por alguns anos, Bhatia juntou as mãos à Firepower Systems Inc, onde trabalhou por dois anos. Mais tarde, em 1994, começou a trabalhar em suas inovações e juntou-se a Jack Smith, um colega da Apple para criar invenções pioneiras. Tanto Jacks Smith quanto Bhatia trabalharam no conceito chamado Javasoft, que é um banco de dados baseado na web.


Enquanto trabalhava no Javasoft, eles pensavam em importância e utilidade de um sistema de e-mail baseado na web. O resultado disso é o popular HoTMaiL, que criou a história no mundo do Cyber. Os casos superiores usados ​​no HoTMaiL representam o HTML, o idioma que é usado na criação da página. O serviço deste projeto foi lançado em 4 de julho de 1996.

Nos primeiros dias de sua criação, este e-mail foi anunciado em sites e até mesmo foi disponibilizado gratuitamente ao público. Em menos de seis meses, o Hotmail criou história atraindo mais de quatro milhões de assinantes. A popularidade do Hotmail foi notada pela Microsoft que decidiu comprá-lo. Finalmente, o projeto passou por gerenciamento da Microsoft por uma bela quantidade de US $ 700 milhões e Sabeer Bhatia tornou-se um dos empresários mais ricos do mundo.

Depois de vender seu maior projeto para a Microsoft, ele trabalhou para a empresa por mais um ano. Em abril de 1999, ele deixou a Microsoft para iniciar sua invenção no novo projeto chamado Arzoo Inc. A Bhatia lançou a Arzoo Inc como uma empresa de comércio eletrônico com uma nova maneira de comprar on-line. Em 2010, ele re-lançou-o como um site de viagens.

Sabeer Bhatia junto com Shiraz Kanga e Viraf Zack desenvolveram BlogEverywhere para apoiar a demanda de novos blogs de arte. Em 2006, tornou-se o principal investidor da "NeoAccel", que é um fornecedor de segurança de rede e o fabricante do SSL VPN-Plus. Em novembro de 2007, a Bhatia lançou o Live Documents, um escritório online semelhante ao Microsoft Office, que permite aos usuários usar seus documentos, tanto on-line como off-line, editá-lo e compartilhar com outros usuários. Em 2008, ele anunciou seu último projeto SabSeBolo.com, que está relacionado ao sistema de teleconferência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário